-
Arquitetos: Emilio López Arquitecto
- Área: 115 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:JAG Studio
-
Fabricantes: AutoDesk, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Muta está localizada na periferia de Quito, no vale do Nayón, no Equador. O terreno tem um ligeiro desnível e é agraciado com vistas para a cordilheira a leste.
A casa se organiza em dois momentos, que têm materialidades diferentes. Em um deles, muros e lajes de concreto armado envolvem a espacialidade interior e se adaptam ao entorno de uma cidade suburbana em seu exterior. O piso de concreto polido, as marcas das fôrma vistas nas paredes e os traços de clareamento de laje criam texturas diferentes nos ambientes e na forma.
Em outro momento, proveniente das novas necessidades do cliente, o projeto adota uma outra materialidade, trabalhada em módulos menores, revestidos em aço cortem preto, com caixilharia de madeira.
Inicialmente a casa tinha 80m² de áreas interiores, e 40m² de terraços, que posteriormente foram ampliados para 15m² no piso superior, voltado para os terraços, e 20m² em um módulo independente.
No térreo, a cozinha encontra-se integrada com a área social, que pode acomodar mais um quarto abrindo uma divisória móvel. No piso superior encontra-se o quarto principal que se amplia para os dois terraços e um banheiro. Dois espaços com pés direitos duplos localizam-se nas diagonais da casa, o primeiro integrado à área social e o segundo à escada.